Notícias

Alckmin: responsabilidade fiscal e controle da inflação são compromissos absolutos do governo

O presidente em exercício reforçou as condições favoráveis e oportunidades do país em fórum que reúne líderes e executivos de todo o mundo em torno de discutir oportunidade de investimentos

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, reafirmou os compromissos do Governo Federal com a responsabilidade fiscal e com o controle da inflação, durante participação no Fórum de Investimentos Prioridade 2024, promovido pelo Instituto da Iniciativa de Investimentos Futuros (FII Institute), no Rio de Janeiro (RJ), nesta quinta-feira (13).

O Brasil é um país de absoluta responsabilidade fiscal e compromisso com a questão fiscal, e de outro lado com o controle absoluto da inflação”

Geraldo Alckmin, presidente da República em exercício

“Quero destacar o compromisso do governo do presidente Lula com o arcabouço fiscal. O Brasil é um país de absoluta responsabilidade fiscal e compromisso com a questão fiscal, e de outro lado com o controle absoluto da inflação”, afirmou Alckmin, diante de uma plateia de líderes e executivos de todo o mundo em torno de uma agenda voltada a debater oportunidades de investimentos.

O presidente em exercício realçou as condições favoráveis que o Brasil apresenta, com queda da inflação, redução do risco Brasil e do desemprego, crescimento do PIB acima das expectativas e melhora na renda dos brasileiros. Ressaltou a importância da reforma tributária para o crescimento econômico e o fato de o Brasil ter sido o segundo maior receptor de investimentos no mundo, em 2023, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Em relação à recente alta do dólar, classificou-a como momentânea. “Temos absoluta confiança de que o dólar vai cair, é momentâneo. Aliás, essa questão da MP foi exatamente para poder, de um lado, cumprir a responsabilidade fiscal, e, de outro lado, cumprir decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal.”

Alckmin elogiou a condução da economia pelo governo brasileiro. “O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem feito bom trabalho. E o governo é o governo do diálogo”, disse. Para ele, o foco é melhorar a arrecadação e, ao mesmo tempo, buscar a eficiência nos gastos públicos. “Fazer mais com menos dinheiro. Vamos agir dos dois lados: pelo lado da receita e pelo lado da despesa.”

O presidente em exercício também reforçou o compromisso do país com o desenvolvimento inclusivo e sustentável, com o desmatamento ilegal zero e com a descarbonização. E apresentou os eixos e os avanços da Nova Indústria Brasil nos campos da inovação, competitividade, sustentabilidade e exportação.

ARÁBIA SAUDITA — Realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o Fórum de Investimentos Prioridade 2024 teve como lema “investir em dignidade”, promovendo discussões sobre alternativas de investimento em áreas como transição energética sustentável, avanço em tecnologia e inovação, e inclusão social, temas importantes para a construção de uma nova ordem global que priorize a dignidade para todos.

O evento também visa estreitar as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita, de modo a potencializar investimentos e projetar o Brasil como um polo de ideias e iniciativas sustentáveis que atraiam cada vez mais investimento global.

O país é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, com corrente de comércio bilateral de US$ 7 bilhões.

Antes da participação no evento, Alckmin se reuniu com Yassir Al-Rumayyan, governador do Public Investment Fund (PIF), o fundo soberano da Arábia Saudita e com Richard Attias, diretor executivo do FII Institute, que organiza o Fórum de Investimentos Prioridade 2024, para discutir oportunidades de investimentos.

“Tenho certeza de que, com a Arábia Saudita, vamos poder crescer ainda mais num importante intercâmbio cultural, social, turístico, fortalecendo identidades, fortalecendo esses laços de parceria. E, na economia, com investimentos recíprocos e crescimento ainda mais do comércio exterior”, afirmou.

Há 10 dias, Alckmin esteve em Riad, na capital da Arábia Saudita, liderando uma delegação brasileira de ministros e empresários para fortalecer a cooperação em diversas áreas e abrir mercados para produtos brasileiros. Um dos destaques foi a assinatura do Acordo de Cooperação em Defesa, que prevê o aprofundamento das relações entre Brasil e Arábia Saudita com foco especial para indústria, logística e tecnologia (leia aqui).

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.544 5.545
Euro/Real Brasileiro 6.0855 6.0935
Atualizado em: 18/07/2024 20:24

Indicadores de inflação

04/2024 05/2024 06/2024
IGP-DI 0,72% 0,87% 0,50%
IGP-M 0,31% 0,89% 0,81%
INCC-DI 0,52% 0,86% 0,71%
INPC (IBGE) 0,37% 0,46% 0,25%
IPC (FIPE) 0,33% 0,09% 0,26%
IPC (FGV) 0,42% 0,53% 0,22%
IPCA (IBGE) 0,38% 0,46% 0,21%
IPCA-E (IBGE) 0,21% 0,44% 0,39%
IVAR (FGV) 1,40% 0,21% 0,61%