Notícias

Sites para empresas de contabilidade: como melhorar sua visibilidade online

Através da criação de um site contábil é possível promover a empresa divulgando seus serviços para milhões de pessoas que diariamente se conectam à internet.

Não resta a menor dúvida de que nos dias de hoje a utilização do marketing digital para a divulgação de qualquer tipo de serviço ou produto é essencial. E por marketing digital é preciso entender, antes de mais nada, sobre presença online.

Essa passou a ser uma ferramenta de grande importância com o desenvolvimento da internet. Assim, por mais que para quem não entende tanto do assunto o termo pareça avançado e intimidador, ele na verdade já é uma realidade para quem atua profissionalmente via internet.

A área de contabilidade é um serviço extremamente importante e concorrido, já que qualquer tipo de negócio vai necessitar sempre do trabalho de um contador, seja na abertura de uma empresa, seja no dia a dia para acompanhar suas obrigações junto aos órgãos governamentais.

No mundo atual, isto é, um no qual a concorrência de mercado se mostra cada vez maior, os escritórios de contabilidade necessitam aumentar sua visibilidade para continuar crescendo e ganhando novos clientes. Dessa forma, isso se torna possível aumentando sua exposição com uma forte presença digital.

Através da criação de um site contábil é possível promover a empresa divulgando seus serviços para milhões de pessoas que diariamente se conectam à internet. Como diz a expressão, quem não é visto não é lembrado, e isso definitivamente se aplica aqui.

Mas por onde começar? Os começos geralmente são a parte mais intimidadora, e poucas visões geram mais hesitação, às vezes, do que uma página em branco aguardando ideias preencherem os espaços. Ainda assim, o primeiro passo é o mais importante sempre, e tudo começa, claro, em criar o site em si.

Como criar um site contábil?

A criação de um site contábil, na verdade, visa os mesmos objetivos de qualquer outro site, que é expor de maneira clara seu conteúdo. Para fazer isso acontecer de forma fluida, a primeira estratégia para se ter em mente é contar com um layout atrativo e utilizar estratégias para que ele obtenha uma boa posição nos mecanismos de busca.

Além de um site clean e moderno (ou seja, um que toma cuidado com designs desatualizados), no qual as informações sejam fáceis de encontrar e que seja esclarecedor, a criação de landing pages profissionais também pode ser uma ótima iniciativa.

As landing pages são páginas criadas com o intuito de gerar leads, cujos conteúdos sejam otimizados de modo a atingirem ao máximo de pessoas possível, pessoas essas que estejam na busca por escritórios de contabilidade ou consultoria no assunto.

Nessas páginas é possível não só explicar e vender seus serviços, como também conseguir informações de contato para começar a jornada do cliente com pessoas e empresas já interessadas.

Veja a seguir um passo a passo para entender como deve ser um site de contabilidade bem estruturado.

Site Responsivo

Primeiramente, é importante ter em mente que a função básica do site é ser responsivo independentemente do meio, o que significa que ele deve ser capaz de ser exibido em uma série de dispositivos diferentes com a mesma qualidade, ou seja, um que funcione para telas de telefone celular, computador, laptop e tablet.

Dependendo do poderio de investimento, é caso até de considerar, mesmo que futuramente, investir num app próprio.

Além do mais, os serviços prestados pelo escritório de contabilidade devem ser mostrados de maneira clara e objetiva para que os futuros clientes possam encontrar facilmente o que vieram procurar.

Além de ter um bom visual, um site precisa ter uma boa navegabilidade. Ele deve ser rápido para evitar um carregamento que acaba cansando o leitor. É essencial contar com uma boa plataforma para administrar seu site.

Informações e apresentações

A melhor estratégia aqui é ser detalhista ao descrever os serviços prestados pela empresa, mas sem ser cansativo. É importante colocar seus diferenciais, alguma apresentação de seus profissionais e, se possível, citar até seus clientes habituais – uma estratégia clássica de marketing para criar confiança na relação cliente-empresa.

Além do mais, não se esqueça de inserir os dados de contato como telefone, e-mail, WhatsApp, e também redes sociais.

O histórico da empresa (setor “Quem Somos”) é peça fundamental na apresentação para que seus clientes conheçam a organização; fale ali sobre as experiências, serviços prestados, parceiros e etc.

Os serviços prestados devem estar em destaque para que o cliente possa saber se a empresa se encaixa no que ele deseja.

Por fim, não abra mão de utilizar uma linguagem clara e acessível para que seja bem compreendido. Na hora do impacto inicial, como na landing page, vale o “menos é mais”.

Técnicas SEO

Hoje muitas pessoas realizam suas buscas na internet digitando apenas algumas palavras, por esse motivo precisamos estar sempre atentos ao posicionamento do site nos motores de busca. Isso é feito utilizando técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca).

Ao utilizar determinadas palavras chaves juntamente com outras estratégias, é possível posicionar o site entre as primeiras opções da página. Quanto melhor o SEO, maiores as chances de o conteúdo ser bem colocado nas pesquisas do Google e outros mecanismos de busca.

Hospedagem

Outro ponto importante é a escolha de um serviço de hospedagem competente e seguro – afinal, é ali que todos os seus arquivos estarão armazenados e disponíveis a qualquer momento.

Produção de conteúdo

Existe a necessidade de manter um determinado fluxo de usuários acessando ao site e para isso é preciso estar constantemente produzindo conteúdo de qualidade sejam eles informativos, educativos ou algo relevante para o seu público para isso utilize o marketing de conteúdo.

Integração nas Redes Sociais

Um grande número de usuários da internet também está presente em várias redes sociais como Facebook, TikTok, Instagram e Twitter. Sendo assim, esses ambientes virtuais se mostram perfeitos para divulgar um negócio – seja lá o que for, inclusive um escritório contábil.

Registro de Domínio

Mais um passo importante na criação de um site de contabilidade: registro do domínio, pois é através disso que estarão disponíveis várias ferramentas essenciais para a prestação do serviço digital.

A partir do registro será possível criar o nome do site, sua URL que é o endereço de sua página.

Benefícios claros

Como podemos ver existem inúmeras vantagens de se criar um site para seu negócio, dentre elas:

  • Obter novos clientes
  • Novas oportunidades
  • Atendimento 24h

Com certeza um site bem elaborado fará com que o faturamento de um escritório de contabilidade tende a aumentar, sendo essa a consequência natural da obtenção de novos clientes.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.381 5.3823
Euro/Real Brasileiro 5.8359 5.8439
Atualizado em: 12/06/2024 13:27

Indicadores de inflação

03/2023 04/2024 05/2024
IGP-DI -0,30% 0,72%
IGP-M -0,47% 0,31% 0,89%
INCC-DI 0,28% 0,52%
INPC (IBGE) 0,19% 0,37%
IPC (FIPE) 0,26% 0,33% 0,09%
IPC (FGV) 0,10% 0,42%
IPCA (IBGE) 0,16% 0,38%
IPCA-E (IBGE) 0,36% 0,21% 0,44%
IVAR (FGV) 1,06% 1,40%