Atender bem os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Mas também é preciso evitar erros comuns para quem lida com o público. Não se atentar às falhas pode até encerrar um negócio prematuramente, de acordo com a especialista em relacionamento com o cliente do Sebrae, Edleide Alves.
“As consequências de uma experiência ruim para o cliente vão além da perda imediata da venda ou do atendimento, pode fazer com que ele deixe de se relacionar com a marca e, ainda, que fale mal da empresa, atendente ou produto/serviço”, avalia.
Alguns erros comuns que os empreendedores cometem no atendimento são:
Como evitar os erros
Segundo a analista, cada momento de atendimento faz parte do relacionamento com o cliente. Uma boa experiência pode ser resumida em três palavras: reconhecer, facilitar e encantar.
Avalie o comportamento e a relação do cliente com o mercado – existem muitos dados gratuitos disponíveis na internet – e, principalmente escute, sempre. Só ele poderá dizer qual é a melhor forma de atendê-lo.
Edleide Alves, especialista em relacionamento com o cliente do Sebrae.
Para evitar os principais erros no atendimento, o Sebrae recomenda três ações:
Cursos e capacitações
O Sebrae também oferece diversos cursos que auxiliam o empreendedor a melhorar processos de atendimento e relacionamento com o cliente, como: Atendimento ao Cliente, Qualidade do atendimento ao cliente, Customer Success: Como Conquistar e Manter Clientes e Comunicação no processo de vendas para pequenos negócios.
“Atender não se trata de uma interação isolada. Cada momento de atendimento faz parte do relacionamento com o cliente. Quando ele continua voltando ao longo do tempo, muitas vezes se transforma em um promotor ou ‘advogado da marca’, aquele que divulga seus produtos e serviços, indica para amigos e defende quando alguém fala mal do seu negócio”, completa a analista.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3309 | 5.3339 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.16143 | 6.17665 |
| Atualizado em: 07/11/2025 19:02 | ||
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |