O varejo teve crescimento de 16,1% nas vendas da Black Friday deste ano ante o mesmo período do ano passado, informou a empresa de meios de pagamento Cielo, neste sábado (30).
O destaque citado pela companhia foi o comércio físico, com alta de 17,1% nas vendas, enquanto o ecommerce subiu 8,9%. A análise considerou as vendas realizadas no dia 29 de novembro ante 24 de novembro do ano passado, informou a Cielo sem detalhar o faturamento total apurado pelo setor.
"Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019", disse Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, em comunicado à imprensa.
"Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday", acrescentou. "A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019", afirmou.
O segmento que mais se destacou foi Supermercados e Hipermercados, com alta de 26,2%. Na sequência aparecem: Drogarias e Farmácias (+21,7%), Vestuário (+18,2%) e Alimentação (+17,0%). O faturamento de Móveis, Eletro e Depto, um dos segmentos mais impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4182 | 5.4212 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.315 | 6.365 |
| Atualizado em: 12/12/2025 19:02 | ||
| 09/2025 | 10/2025 | 11/2025 | |
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| IGP-DI | 0,36% | -0,03% | 0,01% |
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