O site Reclame Aqui registrou, durante a Black Friday de 2022, um total de 192.961 reclamações, um incremento de 5,2% em relação ao ano precedente. As principais insatisfações dos consumidores se concentraram em atrasos na entrega, correspondendo a 24,43%, e no não recebimento dos produtos, que representou 22,26% das queixas.
Diante desse cenário, a Diretora de Soluções Avançadas da NICE, Ingrid Imanishi, ressalta a necessidade de as empresas não se limitarem apenas a criar ofertas tentadoras e focarem igualmente na Experiência do Cliente (Customer Experience – CX) no pós-venda. Imanishi enfatiza que é crucial estar preparado para resolver eventuais contratempos, especialmente em um período de significativo aumento nas vendas, e destaca o papel vital da tecnologia nesse processo.
Segue abaixo quatro dicas valiosas para assegurar uma Experiência do Cliente excepcional durante a Black Friday:
“Investir em uma Experiência do Cliente de excelência é um processo complexo e detalhado, que exige antecipação de problemas e oferta de soluções rápidas e empáticas. A chave para a satisfação do cliente está na rapidez e eficácia com que as questões são resolvidas”, conclui Ingrid Imanishi.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5398 | 5.5428 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.443 | 6.493 |
| Atualizado em: 19/12/2025 19:03 | ||
| 09/2025 | 10/2025 | 11/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,36% | -0,03% | 0,01% |
| IGP-M | 0,42% | -0,36% | 0,27% |
| INCC-DI | 0,17% | 0,30% | 0,27% |
| INPC (IBGE) | 0,52% | 0,03% | 0,03% |
| IPC (FIPE) | 0,65% | 0,27% | 0,20% |
| IPC (FGV) | 0,65% | 0,14% | 0,28% |
| IPCA (IBGE) | 0,48% | 0,09% | 0,18% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,48% | 0,18% | 0,20% |
| IVAR (FGV) | 0,30% | 0,57% | 0,37% |