Várias pessoas perguntaram qual o erro dessa frase durante a abordagem mencionada em meu post e porque não deve ser dita.
"uma conversa de 30 minutos para explicar como posso ajudá-lo..."
Não é a frase que está errada, mas o momento que é usada.
O meu método é:
1. Fazer o cliente verbalizar problemas >sugerir solução > tentativa de agendamento;
2. Depois que sugerir a solução e perceber uma concordância, perceber que o cliente entrou em um estado de insight é a hora de pedir a reunião.
Importante: a sugestão da solução deve ser verbalizada pegando o “gancho” da reclamação/insatisfação do cliente.
A maioria das abordagens inefetivas por cold call seguem esses passos:
1.Descrição muito longa sobre a própria empresa - Foco no “Eu”
2. Perguntas de qualificação
3. Oferecer a solução
4. Tentar o agendamento
Os vendedores geralmente pulam a etapa da necessidade, partindo da qualificação para um agendamento. Isso gera recusa ou na maioria das vezes objeções.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4182 | 5.4212 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.315 | 6.365 |
| Atualizado em: 12/12/2025 19:02 | ||
| 09/2025 | 10/2025 | 11/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,36% | -0,03% | 0,01% |
| IGP-M | 0,42% | -0,36% | 0,27% |
| INCC-DI | 0,17% | 0,30% | 0,27% |
| INPC (IBGE) | 0,52% | 0,03% | 0,03% |
| IPC (FIPE) | 0,65% | 0,27% | 0,20% |
| IPC (FGV) | 0,65% | 0,14% | 0,28% |
| IPCA (IBGE) | 0,48% | 0,09% | 0,18% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,48% | 0,18% | 0,20% |
| IVAR (FGV) | 0,30% | 0,57% | 0,37% |