Boas ideias, quando bem executadas, geralmente dão vida a negócios altamente lucrativos. Mas essas ideias raramente vêm acompanhadas de um nome!
É muito comum os empresários avançarem em seus projetos e se depararem com o desafio de escolher o nome da empresa que estão criando. O nome pode até começar a atrasar o projeto, pois dele serão criados logotipo, site e todo o material de comunicação.
Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudar você a escolher as melhores opções de nome para a sua empresa. Confira:
No começo, não vale a pena atrasar a sua ideia só porque ela ainda não tem um nome. Comece pesquisandoquem será seu cliente, definindo bem o seu modelo de negócio, seu posicionamento no mercado e, claro, realizando um bom benchmarking da concorrência.
Essa pesquisa ajudará você a entender melhor o lugar da sua empresa no mundo e no mercado, e isso vai fazer toda a diferença na hora de escolher como ela vai se chamar.
Conforme seu plano vai ficando mais claro, já será possível saber onde você gostaria de chegar com a sua empresa a longo prazo.
Se o seu objetivo é se especializar e ser referência em um determinado segmento nicho, pode ser bom incorporar essa ideia ao nome. Por exemplo: todos sabem qual é a especialidade da Casa do Pão de Queijo, certo?
Por outro lado, se você vislumbra a possibilidade de expandir seus negócios para áreas adjacentes, não restrinja demais o nome da sua empresa. Pense na dificuldade que seria convencer os clientes do Rei do iPhone que a empresa passou a trabalhar com smartphones Android!
Nomes muito abstratos ou palavras inventadas podem até funcionar em alguns segmentos, mas exigem muito recurso e publicidade para “grudar” na mente dos consumidores. Se esse não é o seu caso, opte por nomes curtos, fáceis de gravar, pronunciar e escrever.
Lembre-se que seus primeiros clientes vão falar de você para outras pessoas e, ao recomendar a empresa ou o site, é importante que a pessoa que ouve saiba digitar seu site ou procurar pela sua empresa no Google.
Ninguém quer investir em publicidade para divulgar outra empresa, mas é isso que acontece quando você utiliza um nome que já existe!
O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) é o ponto de partida para pesquisar se a marca já existe. Caso ela esteja disponível, vale também procurar no Registro.br, órgão regulador dos domínios de sites brasileiros, se já existe um site .com.br com a sua marca. Faça também uma rápida pesquisa no Google para ver em que contexto o nome pode estar sendo usado.
Seguindo essas dicas, vai ficar mais fácil escolher o nome da empresa evitando os erros mais comuns. O mais importante, porém, é ser um nome com o qual você se identifique e que represente corretamente o negócio que você está começando.
Compra | Venda | |
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Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.34489 | 5.3583 |
Euro/Real Brasileiro | 6.25782 | 6.27353 |
Atualizado em: 28/09/2025 20:34 |
06/2025 | 07/2025 | 08/2025 | |
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IGP-DI | -1,80% | -0,07% | 0,20% |
IGP-M | -1,67% | -0,77% | 0,36% |
INCC-DI | 0,69% | 0,91% | 0,52% |
INPC (IBGE) | 0,23% | 0,21% | -0,21% |
IPC (FIPE) | -0,08% | 0,28% | 0,04% |
IPC (FGV) | 0,16% | 0,37% | -0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,24% | 0,26% | -0,11% |
IPCA-E (IBGE) | 0,26% | 0,33% | -0,14% |
IVAR (FGV) | 1,02% | 0,06% | 0,28% |