Notícias

O valor do feedback do cliente para o sucesso do seu negócio

Empreendedores devem estar sempre alinhados com seus clientes sobre todos os aspectos da empresa.

” As únicas decisões que definem o sucesso da sua empresa são as dos seus clientes.” Bob Dorf

Empresas são criadas para solucionar o problema de alguém. Partindo desse ponto, é preciso entender o problema a ser solucionado, qual a melhor forma de solucioná-lo e, principalmente, como as pessoas que passam pelo problema gostariam de tê-lo solucionado. Feedbacks são fundamentais para colocar qualquer negócio no mundo e dar continuidade a ele.

Empreendedores devem estar sempre alinhados com seus clientes sobre todos os aspectos da empresa. Antes de tomar qualquer decisão na sua jornada empreendedora, é preciso validar suas hipóteses com as únicas pessoas que podem te dar uma impressão verdadeira e imparcial delas. Se, de 50 pesquisados, pelo menos 15 ou 20 te derem um feedback similar, pode ser que você esteja no caminho certo.

Bob Dorf, co-autor do livro “The startup owners’ manual” explica o método “Customer Development“, que basicamente sistematiza a coleta de feedbacks dos clientes e enfatiza o valor do contato com o cliente para um bom negócio.

Manter um canal de conversa contínua com as pessoas que pagam pelo seu produto ou serviço é vital. Por isso, saia do escritório! Vá para a rua e fale com seus clientes!

 

Artigo originalmente publicado no portal da Endeavor Brasil, organização mundial de fomento ao empreendedorismo. Conheça mais sobre a Endeavor e seus conteúdos: www.endeavor.org.br

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.3278 5.3308
Euro/Real Brasileiro 6.25391 6.26959
Atualizado em: 02/10/2025 07:38

Indicadores de inflação

07/202508/202509/2025
IGP-DI-0,07%0,20%
IGP-M-0,77%0,36%0,42%
INCC-DI0,91%0,52%
INPC (IBGE)0,21%-0,21%
IPC (FIPE)0,28%0,04%
IPC (FGV)0,37%-0,44%
IPCA (IBGE)0,26%-0,11%
IPCA-E (IBGE)0,33%-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,06%0,28%