Notícias

Sua empresa sabe definir metas?

O risco planejado tem a capacidade de colocar a empresa em um novo patamar de negócios

Faz parte do planejamento estratégico de uma organização definir metas para cada ano. Estes objetivos podem ser divididos em mensais, bimestrais e semestrais, a depender da dificuldade em atingi-los e contando também com todas as ações paralelas necessárias para conquistar cada um. 

Estabelecer metas é sempre importante, afinal é sabendo aonde a empresa quer chegar que é possível realizar ações voltadas para isto. Mas a pergunta correta não é “por que estabelecer metas” e sim “como estabelecê-las”. A sua companhia sabe definir metas?

O erro de boa parte das empresas é olhar somente para si no momento de planejar as próprias ações. Pensar estrategicamente a fim de obter resultados relevantes e satisfatórios é levar em conta o momento mundial de mercado e tirar disto as possibilidades para definir os caminhos mais efetivos e seguros de atingimento de metas e destaque mercadológico.

Todo planejamento deve começar pela base sustentadora do negócio, e isso muda muito de empresa para empresa. Depende, por exemplo, se ela oferece produtos ou serviços, ou ambos; depende do público-alvo; depende do ciclo deste produto ou serviço; e depende da necessidade do mercado – lei da oferta e da procura. 

Portanto, as primeiras metas devem ter a capacidade de manter a organização economicamente estável. Em seguida, é preciso se manter na concorrência, ou seja, pensar em diferenciais, inovações. E isso vai desde encontrar um novo produto para ser oferecido ao público até uma forma de customizar os serviços para os clientes de maneira única no mercado.

Por fim, é hora de planejar os riscos. Engana-se quem pensa que correr riscos é colocar a organização em situação de insegurança. Correr riscos é, na verdade, planejar ações muito diferentes do que já se fez na empresa até então, mas que articuladas às outras metas – que já precisam ter sido atingidas – têm a capacidade de inserir a companhia em um novo patamar de negócios. 

Planejar riscos é a forma mais eficaz de manter a organização produtiva e crescente.
Por mais que o momento econômico não seja favorável, é sempre importante montar o planejamento da base para o topo, e na base está o mais relevante – aquilo que sustenta o negócio. 

No topo, as inovações e os riscos – aquilo que pode ser adiado e inevitavelmente depende do que foi feito nas bases. Para este ano, sugiro cautela por parte dos empresários, mas sugiro também que não deixem o ano passar em branco. 

Muitas vezes os momentos de crise são os grandes responsáveis pelas melhores ideias, capazes de alavancar os negócios.

Indicadores Financeiros

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.328 5.331
Euro/Real Brasileiro 6.25391 6.26959
Atualizado em: 02/10/2025 07:41

Indicadores de inflação

07/202508/202509/2025
IGP-DI-0,07%0,20%
IGP-M-0,77%0,36%0,42%
INCC-DI0,91%0,52%
INPC (IBGE)0,21%-0,21%
IPC (FIPE)0,28%0,04%
IPC (FGV)0,37%-0,44%
IPCA (IBGE)0,26%-0,11%
IPCA-E (IBGE)0,33%-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,06%0,28%