Foi-se o tempo em que para ser um bom fornecedor bastava entregar o contratado no prazo. Hoje, isso é o mínimo. Por isso, é fundamental que os empreendedores de pequeno e médio porte, cuja sobrevivência do negócio depende de uma outra empresa cliente, saibam o que mais se espera de um bom fornecedor, para a prosperidade do negócio de ambos.
A área de compras ocupa uma posição estratégica nas grandes empresas e a sua atuação deve se basear em políticas alinhadas com os valores da empresa. Em muitas atividades, a relação com os fornecedores é uma parceria de longo prazo e guarda uma interdependência muito grande com o negócio, o que implica consciência da necessidade de se aplicar os conceitos de sustentabilidade, para a defesa da boa reputação empresarial.
O objetivo da gestão sustentável de fornecedores para essas organizações é gerar valor compartilhado para a empresa, como agente transformador e indutor. Nesse sentido, seus fornecedores devem se sentir corresponsáveis por determinada cadeia produtiva, porque essa organizações são cada vez mais sensíveis às demandas da sociedade por responsabilidade ambiental e social, além da econômica.
A análise de fornecedores faz parte da gestão integrada de riscos, na análise da previsibilidade dos riscos. Importa avaliar a probabilidade de riscos, tais como o de não cumprimento das cláusulas contratuais pelo fornecedor por problemas relacionados à inadimplência financeira; riscos operacionais, legais e de fraudes; riscos de reputação; ambientais e sociais; da cadeia produtiva em que os fornecedores estão inseridos; e, também, riscos com as terceirizações.
Para uma gestão sustentável de seus fornecedores, essas organizações precisam fazer a pré-qualificação dos fornecedores efetivos e potenciais, o acompanhamento do desempenho dos fornecedores contratados durante o período de vigência dos contratos e a incorporação dos conceitos da sustentabilidade à gestão de fornecedores. Visam, com isso, atender o pressuposto da sustentabilidade: prevenção e precaução de riscos nas três dimensões, econômica, ambiental e social.
É muito importante para a empresa fornecedora conhecer e alinhar-se em relação a esses pressupostos, de forma a tornar-se uma parceira qualificada e indispensável para a sua empresa cliente, de tal forma que ao sucesso de uma corresponda a prosperidade e perenidade da outra.
Compra | Venda | |
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Atualizado em: 10/10/2025 18:13 |
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