Você já entrou em um estabelecimento e foi mal recebido pelo vendedor? Já sentiu a sensação de que o vendedor está fazendo favor para você?
Nesse mercado altamente competitivo, devemos ficar atento em como nossa organização recebe nossos clientes.
Com o objetivo de conquistarmos e fidelizarmos nossos clientes e futuros clientes, iremos abordar dois pontos que acho muito importante. Tratamento e atendimento.
Atender bem é surpreender o cliente. Atendimento vai muito além do contato entre vendedor e cliente. Atender bem é ter disponibilidade de um produto no estoque, qualidade do produto, fácil estacionamento, uma loja com ambiente limpo e agradável.
Hoje, entrei em uma grande rede varejista aqui em Ubatuba e o ar condicionado não funciona a meses, não aguentei ficar 5 minutos na loja. Esse exemplo demonstra um atendimento ruim.
Um atendimento de qualidade é entrar em um supermercado e ter o carrinho de compras funcionamento perfeitamente, isso é bem difícil acontecer em certos supermercados.
Outro exemplo, você escuta na rádio o anúncio de impressora em promoção com preço excelente, quando chega até a loja, as impressoras acabaram. Esse é mais um exemplo de mal atendimento.
Vimos nesse artigo, que tratar bem é obrigação de qualquer organização e que devemos treinar nossa equipe em atender bem nossos clientes.
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.4182 | 5.4212 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.315 | 6.365 |
| Atualizado em: 12/12/2025 19:02 | ||
| 09/2025 | 10/2025 | 11/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,36% | -0,03% | 0,01% |
| IGP-M | 0,42% | -0,36% | 0,27% |
| INCC-DI | 0,17% | 0,30% | 0,27% |
| INPC (IBGE) | 0,52% | 0,03% | 0,03% |
| IPC (FIPE) | 0,65% | 0,27% | 0,20% |
| IPC (FGV) | 0,65% | 0,14% | 0,28% |
| IPCA (IBGE) | 0,48% | 0,09% | 0,18% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,48% | 0,18% | 0,20% |
| IVAR (FGV) | 0,30% | 0,57% | 0,37% |